quarta-feira, 6 de março de 2024

O QUE É AMARGURA?

 Uma das palavras bíblicas para amargura descreve literalmente o sabor amargo de certas comidas e bebidas. O verbo traduzido por "ser amargo" significa "cortar" ou "perfurar". Você pode pensar sobre amargura como uma ferida interna, autoinfligida e é isso mesmo.

 A Bíblia, contudo, diz que essa atitude ressentida e não perdoadora cortará e perfurará a outros também. A amargura é o resultado de não perdoarmos alguém. Estar amargurado com alguém é não ter verdadeiramente perdoado a pessoa. Em outras palavras a amargura é o resultado de reagir de maneira inapropriada (não bíblica) a uma ofensa .

As Escrituras comparam amargura a uma raiz: Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados. (Hb 12.15) Raízes precisam ser plantadas. Então, deixe-me perguntar: "Qual semente você imagina que quando plantada no solo dos nossos corações produz uma raiz de amargura?" Tratando de modo amplo, essa semente é uma mágoa. 

 Quando alguém te magoa, é como se a pessoa plantasse a semente de amargura no solo do seu coração. Nesse momento, você pode escolher reagir de duas maneiras. Você pode tanto arrancar a semente perdoando o ofensor ou pode cultivá-la lembrando-se da mágoa o tempo todo em sua mente. A amargura é o resultado de insistir em pensar por muito tempo na mágoa. Repito, é a indicação pensar por muito tempo na mágoa. Repito, é a indicação de que o ofendido não perdoou ao ofensor verdadeiramente (Mt 18.34-35). 

 A mágoa pode ser real ou imaginária; não faz diferença. O resultado é o mesmo. Se você não lida com ela biblicamente, se tornará amargo. Se eu magoar você como resultado do meu pecado ou ofensas e você escolher não deixar passar ou não cobri-lo com amor (Pv 17.9; 1 Pe 4.8), deverá seguir Lc 17.3 e me procurar com a intenção de me conceder perdão, e, eu preciso me arrepender. Se você ficar magoado como resultado de algo que fiz que não é pecado, você deve se arrepender do seu modo de pensar não bíblico, que fez com que ficasse "ofendido" com alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário