quarta-feira, 20 de março de 2024

A neurose do fracasso existe?

 

Os psicanalistas se interessam muito pelo que eles chamam a "neurose do fracasso" Pensam que certos números de indivíduos apresentam um gosto para o fracasso ou um medo do sucesso. O sentimento de não merecer determinado êxito, o sentimento de culpa em relação à vitória explicam, segundo eles, esses fenômenos de anuência ao fracasso. Aliás, essa teoria tornou-se bastante popular, em particular no mundo do esporte, onde se fala não raro do "medo de ganhar" de tal ou qual campeão.

Mas existem outras explicações, e algumas referem-se à autoestima. Constatou-se, por exemplo, que pessoas com baixa autoestima "se reconhecem" mais na derrota do que na vitória, nem por isso chegando a vibrar com tal situação. É o que nos disse uma paciente: "As vezes, tenho a impressão de que me sinto mais segura com o fracasso; pelo menos, estou habituada com ele, não há surpresas, fico como que tranquilizada." A teoria mais interessante que explica esse comportamento é a da autodesvantagem." Ela diz simplesmente que não se preparando para um revés importante, ou escolhendo sistematicamente objetivos muito difíceis, procura-se não a autopunição, mas apenas cuidar da autoestima!

Tomemos o caso de um estudante que não se preparara para uma prova. Não fazendo as revisões necessárias, ele se entrega a uma bela manobra de autodesvantagem. Com que objetivo? Ora, em caso de fracasso, ele sempre poderá dizer: "É verdade, me dei mal, mas foi porque não me preparei o suficiente." Ao fazer isso, não é sua competência pessoal global (da qual depende sua autoestima) que se acha em jogo, mas sim sua falta de organização... O mesmo estudante pode também falar consigo mesmo da seguinte maneira (embora esse tipo de estratégia seja mais inconsciente): "Se eu me esforçar ao máximo mesmo assim fracassar, isso deixará claro que não possuo valor; mas se fracassar por não ter feito mesmo força para vencer, minha derrota será atribuída a essa falta de esforço e não à minha incompetência."

Uma pessoa que raciocina dessa forma deve ter baixa autoestima, pois antecipa mais a derrota do que a vitória. A autodesvantagem é uma estratégia frequentemente utilizada no caso de baixa autoestima.

Que fazem as pessoas com alta autoestima? Elas antecipam mais a vitória do que a derrota. E usam o mecanismo da autodesvantagem não para se protegerem contra o fracasso, mas para aumentar o próprio mérito em caso de êxito. Voltemos ao nosso estudante, mas imaginemos agora que ele é uma pessoa com alta autoestima. O que acontecerá se não revisar as matérias de estudo? E se - como ele próprio deve estar acreditando, já que tem autoestima alta - ele tem sucesso nas provas? Ora, seu prestígio sairá engrandecido: "Me dei bem sem precisar estudar."

Notemos que o recurso declarado à estratégia da autodesvantagem pode ser então uma forma de esnobismo: leva-se os outros a acreditar que a pessoa não alimentou a possibilidade de um fracasso senão na esperança de retirar daí um mérito ainda maior. É um exercício de estilo muito prezado por certos indivíduos com alta autoestima. Parece-nos, aliás, que essa estratégia acha-se desenvolvida de forma anormal na França e nos países latinos, onde se valoriza muito a vitória pelo talento, ou pela inspiração, mais do que pelo trabalho paciente. É socialmente melhor para a autoestima ser um, aluno talentoso do que um aluno aplicado. Estudantes anglo-saxões, por exemplo, procurarão enganar menos a realidade: não tem vergonha o resultado de confessar que penaram bastante para alcançar um resultado específico.

Quando se utiliza a autodesvantagem?

1.NA ALTA AUTOESTIMA - Para aumentar a autoestima em caso de sucesso (limitar os ganhos).NA BAIXA AUTOESTIMA - Para proteger a autoestima em caso de fracasso (limitar as perdas)

2. NA ALTA AUTOESTIMA - Para proteger a autoestima em caso de fracasso (limitar as perdas). NA BAIXA AUTOESTIMA -Nas situações em que o fracasso é antecipado

3. NA ALTA AUTOESTIMA - Em momentos de excitação. NA BAIXA AUTOESTIMA - Em momentos de apreensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário