domingo, 17 de março de 2024

Para que servem as brigas DE CASAIS

Para que servem as brigas de um casal ?

Você já se perguntou para que servem as brigas no seio de um casal? A resposta e simples: para colocar, sempre que necessário, a autoestima do cônjuge dentro de proporções mais justas. A briga faz parte da vida de todo casal. Alguns conflitos podem ser considerados "normais": eles permitem a cada um verbalizar expectativas e insatisfações e de fazer evoluir a situação. Com a solução deles, ninguém se sente humilhado, a autoestima dos membros não foi atacada de maneira direta. Porém, certos conflitos apontam uma "conjugopatia": são frequentes, não desembocam em uma solução, e sobretudo são o teatro de agressões ferozes à autoestima dos participantes. Os "golpes baixos" desferidos por ocasião de brigas entre cônjuges é prática conhecida dos terapeutas conjugais como fator de maus prognósticos. Esses golpes baixos consistem em censuras ou insultos que não permitem à pessoa evoluir nem fazer esforços de mudanças. É o caso de todos os comentários depreciativos sobre o aspecto físico ("e você ainda se acha bonita?"), sobre a família ("com os pais que você tem, o seu comportamento não me surpreende"), sobre os fracassos passados ("você sempre deu com os burros n'água"). Esses insultos irremediáveis dão golpes muito duros na autoestima da pessoa que os recebe e nunca são esquecidos. Eles revelam um desejo, consciente e inconsciente, de rebaixar a autoestima do cônjuge para ficar por cima dele.

                       

CONFLITOS "NORMAIS" -  Objetivo fazer evoluir o comportamento do parceiro

CONFLITOS PATOLÓGICOS Objetivo: rebaixar a autoestima do Parceiro

  • CONFLITO "NORMAL" - As emoções são expressas de maneira direta na primeira pessoa ("eu estou com raiva") parceiro. CONFLITO PATOLÓGICO - A responsabilidade das emoções é atribuída ao cônjuge ("você está me fazendo mal").

  • CONFLITO "NORMAL" -Voltados para a busca de soluções ("o que será que a gente pode fazer?"). CONFLITO PATOLÓGICO - Voltados para a busca de responsabilidades ("de quem é a culpa?")

  • CONFLITO "NORMAL" - As críticas se concentram nos comportamentos ("isso que você está fazendo pode me trazer problemas"). CONFLITO PATOLÓGICO -  As críticas se concentram nas pessoas ("você realmente é um zero à esquerda").

  • CONFLITO "NORMAL" - O conflito tem um fim (nada de aborrecimento, nada de vingança). CONFLITO PATOLÓGICO -  O conflito é realimentado e renasce sem parar de suas cinzas ("no entanto no outro dia você ainda dizia que....)

  • CONFLITO "NORMAL" - O conflito permite reequilibrar as relações de força entre os cônjuges (com o fim do conflito, os ganhos e as perdas são compartilhados). CONFLITO PATOLÓGICO - O conflito desequilibra as relações de força entre os cônjuges: ele confirma o domínio de um ou inverte esse domínio (mas há sempre alguém ganhando em domínio no fim)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário