sexta-feira, 1 de março de 2024

O EQUILÍBRIO DA AUTOESTIMA - Amar a Si Mesma - Visão de Si Mesma - Auto Confiança


Esses três componentes da autoestima entretecem geralmente laços de interdependência: o amor a si mesmo(a) (respeitar-se diante de qualquer circunstância, ouvir as próprias necessidades facilita, sem dúvida alguma, uma visão positiva de si mesmo (a) (acre-ditar na sua própria capacidade, projetar-se no futuro), que, por sua vez, influencia favoravelmente a autoconfiança (agir sem temer de forma excessiva o fracasso e a opinião dos outros).

Mas acontece de esses ingredientes se encontrarem dissociados em algumas pessoas. Tomemos o caso de uma frágil visão de si mesmo (a): o sujeito tem uma autoconfiança apenas superficial; basta um obstáculo mais sério, ou mais demorado, para que a autoestima desmorone.

Outro caso, o da falta de amor a si mesmo(a): agora o sujeito fez um percurso excepcional por estar sustentado por uma visão muito elevada de si mesmo; mas um fracasso sentimental irá suscitar dúvidas e complexos que ele acreditava sufocados para sempre... Pode haver ainda um defeito ainda maior de autoconfiança: o sujeito recebeu uma educação perfeita, seus pais o protegeram demais, amaram-no e pouparam-no para que ele não viesse a enfrentar muito cedo os problemas da vida; não obstante toda a afeição recebida, ele será vítima de dúvidas permanentes quanto à sua capacidade de ser bem-sucedido.

"AMOR A SI MESMO(A)

ORIGENS Qualidade e coerência dos "alimentos afetivos" recebidos pela criança

BENEFICIOS Estabilidade afetiva, relações alegres com os outros; resistência às críticas ou à rejeição

"CONSEQUÊNCIAS

EM CASO DE FALTA" Dúvidas quanto à capacidade de ser estimado(a) pelos outros; convicção de não se achar à altura; autoimagem medíocre, mesmo em caso de sucesso material

VISÃO DE SI MESMO (A)

ORIGEM

Expectativas, projetos e projeções dos pais sobre o filho

BENEFÍCIOS

Ambições e projetos que se tenta realizar; resistência aos obstáculos e contratempos

CONSQUENCIAS

"Falta de audácia nas escolhas existen-ciais; conformismo;

dependência das opiniões dos outros; pouca perseverança em suas escolhas pessoais"

AUTOCONFIANÇA

ORIGEM

Aprendizagem das regras da ação (ousar, perseverar, aceitar os fracassos)

BENEFÍCIOS

Ação no cotidiano fácil e rápida

CONSQUENCIAS

Inibições, hesitações, abandonos, falta de perseverança

Nenhum comentário:

Postar um comentário