segunda-feira, 18 de março de 2024

Os cinco domínios mais importantes na constituição da autoestima das crianças e dos adolescentes

Os cinco domínios mais importantes na constituição da autoestima das crianças e dos adolescentes® são: a aparência física ("será que agrado aos outros?"); as habilidades atléticas ("será que me saio bem nos esportes?, corro bem?, sei me defender?"); a popularidade com os colegas ("será que gostam de mim em minha turma?, em minha escola, tenho muitos amigos?"); a conformidade social (*será que sou considerado(a) pelos adultos?, respeito as regras sociais: polidez, disciplina etc?"); o êxito escolar ("tenho bons resultados?"). Mas não basta que a criança se saia bem, no seu ponto de vista ou no dos outros, nesses domínios. Ser o primeiro da turma nunca protegeu ninguém das aflições... De fato, todos os estudos mostram que as crianças com alta autoestima se consideram competentes nos domínios em que julgam importante sê-lo; e se contentam com desempenhos medíocres nos outros. Observemos, por exemplo, Marcos e Jean. Esses dois garotos têm mais ou menos o mesmo perfil: eles não são muito inclinados para os estudos, nem possuem músculos desenvolvidos ou fortes habilidades, mas são populares, pois integraram as regras de seu grupo social e estão possivelmente satisfeitos com a própria aparência. No entanto, suas pontuações de autoestima são muito diferentes. Marcos considera que os domínios em que não se sobressai não são de primeira importância. Por isso, ele se sente melhor consigo mesmo do que Jean, aos olhos de quem os sucessos escolar e atlético são indispensáveis a uma boa autoestima. Portanto, um conselho aos pais: levem sempre a sério as dúvidas e as queixas de seu filho quando ele faz um julgamento sobre si mesmo. O esforço vale a pena. Antes de tudo, ao iniciarem o diálogo com ele sobre o assunto, mostrando-se interessados em ouvir suas dúvidas, vocês o acostumarão a usar mais tarde, quando ele for adulto, aquilo que chamamos de "apoio social": falar com os próximos de suas dificuldades para obter como retorno informações ou emoções positivas. Esse apoio desempenha importante papel na autoestima. Graças aos conselhos e às experiências de vocês, ele poderá relativizar suas inquietações. Entretanto, certas regras, apresentadas no quadro de CONSELHOS AOS PAIS  E O QUE OS PAIS PODEM RESPONDER abaixo , devem ser respeitadas. Lembrem-se igualmente de que se esses diálogos não acontecerem desde a infância, é inútil esperar que venham a ocorrer na adolescência: nesse momento da vida, embora se veja confrontado com dificuldades tão sérias quanto as que teve quando era mais novo, a capacidade de seu filho para fazer confidências e mostrar-se para vocês é muito mais frágil... 

 CONSELHOS AOS PAIS  E O QUE OS PAIS PODEM RESPONDER - A escuta dos pais

 1. CONSELHO AOS PAIS - Estejam disponíveis para ouvir atentamente o seu filho, tentem fazer com que ele apresente com clareza o pensamento e as preocupações, antes de começarem a tranquilizá-lo. O QUE OS PAIS PODEM DIZER AOS FILHOS - "Você está com medo de não ser bonita, é isso? Vou lhe dizer o que penso a respeito, mas primeiro me diga por que isso a atormenta tanto. Há quanto tempo vem pensando nisso?" 

 2. CONSELHO AOS PAIS - Evitem minimizar a importância dos seus cuidados: "Ah, ouça bem, há coisas bem mais graves na vida: as crianças africanas que morrem de fome não costumam fazer perguntas como essa. O QUE OS PAIS PODEM DIZER AOS FILHOS -"Estou vendo que você ficou muito chateada por ter brigado com a Pedro. Sinto que isso a deixou realmente triste. Compreendo, não é nada agradável zangar-se com os amigos, é uma coisa que acontece até com os adultos..." 

3. CONSELHO AOS PAIS - Procurem mostrar a seu filho que as dúvidas dele são provavelmente compartilhadas por outras crianças. O QUE OS PAIS PODEM DIZER AOS FILHOS - "Você acha que sua professora gosta mais dos outros do que de você? Já chegou a pensar que cada um desses outros tem essa mesma impressão?" 

 4. CONSELHO AOS PAIS - Não procurem passar-lhe segurança muito rápido, assim que tomarem conhecimento do problema: "Ah, era Isso que o estava atormentando desde segunda-feira? Mas isso não é nada, meu querido, isso não tem a menor importância." O QUE OS PAIS PODEM DIZER AOS FILHOS - "Ah, era isso que o estava atormentando desde segunda-feira? Você deveria ter falado comigo, eu não sabia o que estava acontecendo. Não gostaria de conversar mais sobre o assunto? 

5. CONSELHO AOS PAIS - Antes de oferecerem respostas ao seu filho, tentem primeiro fazê-lo refletir sobre as próprias soluções. O QUE OS PAIS PODEM DIZER AOS FILHOS -"Como fazer para que sua professora dê mais atenção a você?" .

Se vocês decidirem ajudar seu filho a consolidar a autoestima, tentem igualmente evitar o excesso. Não se mostrem muito invasivos, procurando estar presentes em cada um de seus problemas. E normal que ele enfrente sozinho certo número de dificuldades. Cuidem apenas para que elas estejam ao alcance dele. Só intervenham se o seu filho se mostrar realmente incapaz de resolvê-las ou se manifestar angústia. Não banquem o "psicólogo", querendo saber tudo sobre os estados de alma de seu filho quando este for reticente a isso. E inútil lançar-se cotidianamente em interpretações selvagens do tipo: "Sei muito bem que se você é mau conosco é porque se acha infeliz." Expor as dúvidas sobre a autoestima dessa forma pode aumentar a vontade de seu filho não dizer nada. E pode até diminuir a autoestima que ele já tem, seu sentimento de integridade e de autonomia psicológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário