quinta-feira, 2 de junho de 2016

O medo x Neurose


" As neuroses são geradas não só por experiências individuais incidentais, como também pelas condições culturais específicas em que vivemos [...]. É um destino individual, por exemplo, ter uma mãe dominadora ou que se sacrifica, mas é somente em condições culturais definidas que encontramos mães dominadoras ou que se sacrificam" . - Karen Horney

"Tudo que você quer está do outro lado do medo" - George Addair

"O Que te preocupa, te domina" - Jonh Luke

"Desejo que você
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de idéias. Lute pelo que você ama." - Augusto Cury


Diz-se que as pessoas aprendem pela experiência e, em geral, isto é verdade. A experiência e a melhor e talvez único e verdadeiro professor. Mas quando esse aprender está inserido no âmbito da neurose de alguém, a regra parece não ser aplicável. A pessoa não aprende pela experiência; ao contrário, repete o mesmo comportamento autodestrutivo vezes e vezes seguida. Vejam  exemplos de alguns  casos abaixo:

Caso 1

João I é um homem que sempre se encontra em condição de ajudar os outros. Responde com grande solicitude quando alguém o procura  buscando ajuda. Posteriormente, sente-se usado e fica ressentido porque não acredita que a pessoa por ele ajudada apreciou devidamente sua dedicação. Volta-se contra quem prestou assistência e decide ser menos disponível e mais crítico em relação às solicitações de ajuda que receber da próximas vez. Porém quando sente que existe alguém em dificuldade, oferece seus serviços, inclusive antes de ter sido requisitado pensando que desta vez o resultado será diferente. Mais uma vez, porém, acontece como antes. Essa pessoa não aprende, porque seus préstimos têm uma qualidade compulsória. Sua ajuda é levada ajudar por força que escapam a seu controle.

Caso 2

Maria I, em seus relacionamentos com homem, assume um papel maternal. O efeito desta postura é infantilizar o homem e privar-se de sua realização sexual. Esta talvez interrompa a relação sentindo-se usada e ludibriada, culpando a imaturidade e a fraqueza do homem pelo fracasso do vínculo. Da próxima vez, diz, escolherá um homem que consiga ficar de pé por si mesma , e não precise mais de mamãe. Mas a vez seguinte acaba sendo como as outras. Um estranho destino parece impeli-la para as próprias situações que está procurando evitar. Ela é levada a bancar a mãe de seus parceiros, por força desconhecida em sua personalidade.

Os dois casos apresentados são as pessoas apresentam comportamentos neuróticos. O caso 1( João I ), uma parte de sua personalidade quer ajudar , uma outra não. Se ajuda, sente-se ressentido; se não ajuda, sente-se culpado. Esta é uma típica armadilha neurótica da qual não há como sair, exceto refazendo os passos que levaram a mesma. Existe um conflito inconsciente a exemplo do caso 2 ( Maria 1). Maria 1, apresenta um conflito inconsciente que lha subjaz. Seu conflito está  entre o seu desejo de um relacionamento sexual satisfatório e saudável com um homem, e o medo desse mesmo relacionamento. Para ela bancar a mãe é uma tentativa de superar sua ansiedade sexual, pois isso lhe permite negar a si mesma o medo de entregar-se, render-se a um homem. Agindo como mãe, sente-se necessária e superior.

Outro caso que poderá fazer você entender o caráter neurótico de uma pessoa descreveremos  abaixo:

Caso 3 ( Maria II )

Maria II tinha grande dificuldades para estabelecer um relacionamento com um homem. Maria II quando encontrava alguém por quem sentia-se atraída, adotava uma atitude excessivamente crítica. Enxergava todas as fraquezas e defeitos  dele, rejeitando-o. Não é difícil ver que a atitude exageradamente crítica  de Maria II é uma defesa contra o temido perigo de ser ela mesma rejeitada. A sua defesa é proteger-se, rejeitando o homem primeiro. Mas saber disso também não ajuda muito. A causa de seus medos está além de seu controle. Para ajudá-la, um terapeuta precisa conhecer que forças em sua personalidade  ditam seu comportamento. Uma observação que podemos adianta-la e que seu comportamento só alterava quando sentia atraída. Com os outros era uma pessoa solicita, amistosa,descontraída e bom relacionamento. Em suma, o processo psicoterapeuta identificou que a grande dificuldade de Maria II só aparecia quando ela nutria algum sentimento especial pela pessoa. Ela não conseguia suportar esta sensação; era por demais dolorosa e, por isso, fugia da situação.
Através da análise é possível descobrir o que aconteceu com essa pessoa, quando foi criança, para criar este problema. A análise identificou que Maria II, quando criança, sofreu rejeição e está rejeição lhes causou uma dor tão  avasaladora que ela precisou guarda-la a sete chaves para poder sobreviver,  ela não tinha como se defender a não ser reprimir.  Maria II obstrui seu coração para que não sentisse dor tão intensa e agora não ousa desobstruir- lo. Amar é abrir o coração e Maria l tem medo de fazê-lo por causa da dor que isso implica. Para para Maria II, o conflito ( neurose) ocorre entre o seu desejo é o medo de amar.

O que torna tal conflito neurótico é a repressão que a pessoa executa sobre o elemento negativo. Assim, o homem (João I ) prestativo nega seu ressentimento quando lhe pedem que o ajude; a mulher (Maria I) que banca a mãe nega seu medo de sexo, e a pessoa ( Maria II)  exageradamente crítica nega a sua capacidade de amar. Essas pessoas são  incapazes de encarar sua dor e a raiva à qual a dormitar surgimento, a pessoa neurótica esforça-se por superar seus temores, ansiedades, hostilidades e raiva. Uma parte de si mesma procura sobrepujar outras, o que dilacera a unidade do ser e destrói sua integridade. As pessoas neuróticas esforça-se para vencer a si mesma, que certamente fracassará. É o fracasso é inaceitável e não sabem que a aceitação do fracasso podem torna-se livre da neurose.

Lembramos que saber dos comportamentos não resolve o problemas, é preciso uma análise mais profunda pois sua resposta neurótica e seus medos estão  além de seu controle.



Segundo Alexander Lowen, a neurose não é, costumeiramente, definida como medo da vida mas é exatamente isso. A pessoa com esta característica tem medo de abrir seu coração ao amor, teme estender a mão para pedir ou para agredir; amedronta-a ser plenamente si mesma. Quando abrimos o coração ao amor, ficamos vulneráveis ao risco da mágoa; quando estendemos os braços à frente, nos arriscamos à rejeição; quando agredimos, há a possibilidade de sermos destruídos.  Vida ou sensações de maior intensidade do que aquelas  a que a pessoa está habituada é algo perigoso pois que ameaças inundar o ego, ultrapassar seus limites, liquidar sua identidade. É assustador sentir mais vitalidade, ter sensações mais intensas. Às vezes sensações intensas e boas é assustador e gera medo, e o processo se torna neurótico. Viva intensamente o momento, deixe o passado e não olhe o futuro. 

Trabalhei com um jovem rapaz cujo corpo estava bastante destituído de vitalidade. Era tenso e contraído, os olhos estavam sempre amortecidos, respiração sufocante. Seu corpo tornou-se mais vivo com alguns movimentos terapêuticos de respiração. Seu olhos começaram a iluminar, sua respiração ficou mais continua e ainda disse: estou sentindo minhas pernas, meu corpo está mais leve. Ele concluiu. "Doutor é vida demais! Não consigo aguentar".

Na verdade o relato acima, em certa medida mostra que todos nós estamos na mesma situação. Queremos nos tornar mais cheio de vida, sentir mais, e dessa forma temos medo de sentir vida e de viver.

Nosso medo da vida se espelha em nossa maneira de nos mantermos ocupados a fim de não sentirmos, de ficarmos na correria, não nos encararmos de frente, de nós alcoolizarmos ou drogarmos a fim de não sentir o nosso ser. Por sentirmos o medo da vida , procuramos controlá-la, dominá-la. Acreditamos que é ruim ou perigoso sermos levados de roldão por estas emoções. Que tem medo de viver admira as pessoas frias, capaz de agir sem sentimentos. Nosso herói é James Bond, um agente secreto que não erra. A ênfase de uma pessoa que tem medo é de não ser uma pessoa e sim uma pessoa de sucesso. O lema é: faça mais, sinta menos. Esta atitude caracteriza grande parte da moderna sexualidade: mais atuação, menos paixão.
Independente de quão bem nos saímos, como pessoas somos um fracasso. Acredito que a maioria de nós sinta o fracasso em si mesmo. Temos percepção apenas nebulosa da dor, da angústia, do desespero que jazem somente a milímetro da superfície. Mas estamos determinado a superar nossas fraquezas, dominar nossos temores, conter nassas ansiedades. Eis por que são tão populares livros a respeito de auto-aperfeiçoamento, ou do tipo Como fazê-lo, as demais mais. Infelizmente estes esforços estão fadados a a fracassar. Ser uma pessoa não é algo que se possa fazer. Não é um desempenho. Talvez temos que dar uma parada para termos tempo de respirar e sentir. Talvez percamos a dor neste processo e se tivermos coragem para aceitá-lo, também sentiremos prazer. Se pudermos encarar nosso vazio interior , encontraremos um preenchimentos. Se pudermos atravessar nosso desespero, descobriremos a alegria. Talvez precisamos de ajuda para este empreendimento terapêutico.
Será destino do homem moderno, ser neurótico, ter medo da vida? Sim, se por um homem moderno definirmos o membro de uma cultura cujos valores predominante sejam o poder e o progresso. Uma vez que são estes os valores que assinalam a cultura ocidental no século vinte, decorre que toda pessoa criada na mesma é neurótica, sim.

O neurótico está sempre em conflito consigo mesmo. Parte do seu ser está tentando sobrepujar uma outra parte. Seu ego está tentando dominar seu corpo; sua mente racional, controlar seus sentimentos; sua vontade, supera medos  e ansiedades. Apesar de este conflito ser em grande parte de sua extinção ser inconsciente, seu efeito consiste em esvaziar a energia da pessoa e destruir sua paz de espírito. Neurose é um conflito interno. O caráter neurótico assume muitas formas, mas todas elas envolvem uma luta, no interior da pessoa, entre o que ela é e o que acredita que deva ser. Toda pessoa neurótica é prisioneira deste conflito.

A pergunta é! Como surge um tal estado de conflito interno? Por que o homem e a mulher  moderna padece deste conflito? No caso individual, a neurose emerge no bojo de um contexto familiar. A situação familiar, contudo,  reflete a cultural, pois a família está sujeita a todas as forças da sociedade da qual faz parte. Para entendermos a condição existencial do homem e da mulher moderna e conhecermos seu destino, devemos investigar as fontes de conflito de sua cultura.
Com alguns conflitos de nossa cultura estamos familiarizados. Por exemplo, falamos em paz, mas nós preparamos para a guerra. Defendemos a conservação ecológica mas, exploramos os recursos naturais com vistas ao lucro. Estamos comprometido com metas de poder e progresso e, no entanto , desejamos prazer, paz de espírito, estabilidade. Não nos damos conta que de que poder e prazer são valores opostos e que o primeiro exclui o segundo. O poder desencadeia, inevitavelmente, o conflito pela posse, o qual com frequência coloca pai contra filho, irmão contra irmão. É uma força divisível, dentro de uma comunidade. O progresso denota uma atividade constante que leva à mudanças do velho em novo, devido à crença de que o novo sempre é superior ao velho. Embora isto possa ser verdade em alguns casos ( na área técnica ), como crença é perigoso. Disto decorre que o filho é superior ao pai é que a tradição é somente o peso morto do passado. Existem culturas nas quais prevalece outros valores, nas quais o respeito pelo passado e pela tradição é mais importante do que o desejo de mudar. Nestas culturas, são minimizados os conflitos, é rara a neurose.

Os pais, como representante da cultura, tem a responsabilidade de inspirar nos filhos valores da mesma. Exigem de um filho atitudes e comportamentos destinados a inseri-lo na matriz social e cultural. Por outro lado, a criança resiste a estas exigências pois que significa uma domesticação de sua natureza animal. A criança tem que ser violada para que a façam pertencer ao sistema. Por outro lado, a criança deseja anuir com as mesmas a fim de garantir o amor e a aprovação de seus  pais. O resultado final dependerá da natureza destas exigências e do modo como serão cumpridas. Com amor e compreensão, é possível ensinar a uma criança os hábitos e rituais de uma cultura, sem violar seu espírito. Infelizmente, na maioria dos casos, o processo de adaptação de uma criança à cultura não deixa por menos; viola efetivamente seu espírito, tornando-a então neurótica, fazendo sentir medo da vida.




Referência
1.Organização Mundial de Saúde (2008) Classificação Internacional de Doenças 10a edição. http://
2. Zimmerman, 1994,
3. DSM-IV, 1994,
4. transtorno de personalidade dependente
  - http://www.mentalhealth.com/home/dx/dependentpersonality.html
5. Ansiedade , FREEMAN, Daniel
6. Fobia e Panico, TRINCA, Walter
7. Psicoterapia de Orientacao Analitica, ELZIREK,Claudio L.
8. Psicoterapia e Semiologia dos Transtonos  Mentais, DALGALARRONDO, Paulo
9. Manual de Tecnica Psicanalitica,  Zimmerman
10. Psicologia, DAVID G.MYERS
11. Medo da Vida, Alexander LOWEN
12. Meus tempos de ANSIEDADE, SOTT STSSEL

       
  José Valter Rodrigues Lima

Psicanalísta Clínico e Mestre em Psicanálise Aplicada  à Educação e Saúde

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